Crochê - bico
Este bico de crochê é o meu curinga. Eu não sei fazer crochê bem, então, desde que aprendi este bico, eu o uso em quase tudo. Aprendi a fazê-lo faz pouco tempo. A história dele é bem interessante, que eu só conheci depois que fiz esta postagem. Ele chegou a mim em uma toalha que ganhei de presente da minha irmã do coração, Rosa. Conversando com ela sobre esta postagem, contou-me que aprendeu a fazer este bico com a mãe dela, que um dia, há mais de trinta anos, viu este bico em uma toalha que era de minha mãe e pediu para tirar uma amostra. Minha mãe faleceu há muitos anos. Ter compartilhado com a amiga esta receita, foi um beijo que minha mãe lançou ao céu. A vida se encarregou de trazê-lo a mim, pelas mãos de minha irmã.
Pelo avesso da toalha, fazer uma base com 1 ponto baixo e 3 correntinhas. Terminar com 1 ponto baixo. Fazer um número de pontos baixos múltiplo de 12 + 1. Esta toalha tem 49 pontos baixos na base.
Faça 6 correntinhas. Na terceira correntinha faça 2 pontos altos, 3 correntinhas e mais 3 pontos altos, formando um leque. Então faça 2 correntinhas.
Vire a toalha para o lado direito e prenda as 2 correntinahas com 1 ponto baixo no primeiro espaço da base. Faça mais 1 ponto baixo, 1 ponto baixo sobre o ponto baixo da base e 2 pontos baixos no espaço seguinte. Todas as carreiras são presas à base com 5 pontos baixos.
A carreira seguinte é feita pelo avesso. Faça 2 correntinhas e 1 leque sobre o leque da carreira anterior (3 pontos altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos)e termine com 3 pontos altos, um em cada ponto alto do leque da carreira anterior.
Faça 3 correntinhas e vire a toalha para o lado direito. Essa correntinha vale por 1 ponto alto. Faça um um ponto alto em cada ponto alto da carreira anterior. Faça 1 leque sobre o leque da carreira anterior. Faça 2 correntinhas e prenda na base com 5 pontos baixos. Faça duas correntinhas e vire a toalha para o lado direito.
Repita os passos da carreira anterior. Quando chegar na sétima carreira, faça 5 correntinhas (vale 1 ponto alto e duas correntinhas), pule dois pontos da base e faça um ponto alto (1 quadradinho).
Repita até formar 5 quadradinhos, mais 2 correntinhas e faça um leque dentro do leque da carreira anterior. A carreira ficará com 6 quadradinhos.
Termine a carreira com 2 correntinhas e prenda à carreira de base.
Na carreira seguinte, faça as 2 correntinhas, 1 leque e 1 ponto alto em cada ponto alto do leque da carreira anterior.
Pule um quadradinho, faça um leque. Repita até o final da carreira.
Na próxima carreira faça 3 pontos baixíssimos até chegar ao centro do leque da carreira anterior. Faça um leque sobre cada leque da carreira anterior.
Faça 1 ponto alto em cada ponto alto da carreira anterior e 1 leque sobre o leque da carreira anterior. Termine a carreira com duas correntinhas e prenda na base.
Repita a carreiras até formar cinco carreiras de leques. Na carreira seguinte (lado direito da toalha), faça uma carreira de pontos baixos para arrematar os leques. Termine com um ponto baixíssimo no primeiro ponto alto da carreira anterior.
Faça 5 correntinhas, pule dois pontos da base e faça 1 ponto alto (1 quadradinho). Repita até fazer 5 quadradinhos. Pule dois pontos da base e faça um leque sobre o leque da carreira anterior. Termine a carreira com 2 correntinhas e prenda na base da toalha. A partir daqui é só repetir o motivo.
A última carreira é feita pelo lado direito. Faça o acabamento dos leques em ponto baixo e faça o ponto baixíssimo sobre o primeiro ponto alto da carreira anterior. Arremate aqui.
1 Comentário:
lindo parece meio dificíl mas vou tentar fazer .não sou muito pratica mas é errando que se aprende.mas realmente muito lindo.
Postar um comentário